Geradores el tricos
Um gerador é o que transforma uma energia não elétrica em energia elétrica, como por exemplo, uma bateria que transforma energia química para energia elétrica. Parte dessa energia transformada é dissipada.
SIMBOLO
r= resistência interna obs: não é um resistor porque se não iria perder energia
E= força eletromotriz (f.e.m), é uma ddp uma tensão
EQUAÇÃO
U= e- r.i (o que ela fornece é oq ela produz menos o que ela gasta dentro dela mesma)
U= ddp
E= fem r= resistividade interna i= corrente eletrica
Características dos geradores
O 1º membro (Ui) representa a potência que o gerador fornce ao circuito externo, isto é, a potência útil.
No 2º membro, εi corresponde à potência total do gerador.
E o 3º membro, é a potência dissipada internamente, ou seja, a parcela da potência total que não é aproveitafa pelo circulo externo.
O físico francês Claude Pouillet verificou que a diferença de potêncial entre os polos do gerador é a mesma que nos terminais do resistor.
A relação entre a potência útil e a potência total indica o rendimento do gerador. O f.e.m e o resto são constantes e quando o f.e.m cai muito e se torna zero, então a corrente elétrica nesse ponto se torna máxima.
Associação de geradores
Na associação em paralelo os polos positivos são ligados a um único ponto e os polos negativos, a outro.
Na prática, a associação em paralelo só é conveniente quando os geradores têm forças eletromotrizes iguais, caso contrário haverá um gasto inútil de energia.
Na associação em paralelo de geradores, o aumento da potência fornecida ao circuito externo ocorre pela redução da resistência interna e consequente aumento da intensidade de corrente para o circuito ligado aos geradores.
Bibliografia
Física 3: Eletromagnetismo. Física moderna
Autores: José Roberto Bonjorno: Regina de Fátima Souza Azenha Bonjorno; Valter Bonjorno; Clinton Marcio Ramos; Eduardo de Pinho Prado; Renato Casemiro.
Editora: FTD, 2ª edição – São Paulo, 2013