GERADOR ELÉTRICO
1 INTRODUÇÃO 04
2 O GERADOR ELÉTRICO 00
2.1 Funcionamento de um Gerador elementar 00
2.2.Gerador tipo Alternador 00
2.2.1 Excitação 00
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 00
REFERÊNCIAS 00
1. INTRODUÇÃO
A corrente existe enquanto há diferença de potencial entre dois corpos ligados, por um condutor, por exemplo. Mas esta tem pequena duração quando estes corpos são eletrizados por atrito, contato ou indução, pois entram rapidamente em equilíbrio.
A forma encontrada para que haja uma diferença de potencial mais duradoura é a criação de geradores elétricos, que são construídos de modo que haja tensão por um intervalo maior de tempo.
Existem diversos tipos de geradores elétricos, que são caracterizados por seu princípio de funcionamento. Os geradores mais comuns e com maior capacidade de criação de energia são os geradores mecânicos. Transformam energia mecânica em energia elétrica, principalmente através de magnetismo. É o caso dos geradores encontrados em usinas hidroelétricas, termoelétricas e termonucleares.
Os geradores elétricos aparecem diariamente nas mais diferentes formas, como pilhas domésticas, baterias de automóveis e também no interior das grandes usinas geradoras de eletricidade.
O presente trabalho de pesquisa bibliográfica levanta algumas informações sobre o funcionamento elementar de geradores mecânicos.
2. O GERADOR ELÉTRICO
O gerador converte energia mecânica em elétrica. A transformação de energia nos geradores fundamenta-se no princípio físico conhecido como Lei de Lenz. Esta lei afirma que “quando existe indução magnética, a direção da força eletromotriz induzida é tal, que o campo magnético dela resultante tende a parar o movimento que produz a força eletromotriz.”
Porém, para que a geração de energia elétrica ocorra, deve-se imprimir movimento mecânico a alguma parte da máquina. No gerador é comum a colocação de um grande número de condutores de cobre, ligados