Gerador eletrico
Introdução
Gerador elétrico é um equipamento que transforma em energia elétrica outras formas de energia. Uma bateria de automóvel, por exemplo, transforma a energia química em energia química em energia elétrica. Uma usina hidrelétrica utiliza a energia mecânica transformando-a em energia elétrica.
Portanto, um gerador elétrico é o aparelho que realiza a transformação de uma forma de energia em energia elétrica.
Alguns tipos de resistores, geradores e receptores
Um gerador possui dois terminais denominado polos.
Polo negativo corresponde ao terminal de menor potencial elétrico, de forma que o polo positivo corresponde ao terminal de maior potencial elétrico.
Ao passo em que é colocado em um circuito, um gerador elétrico fornece energia potencial elétrica para as cargas, que entram em movimento, saindo dom polo negativo para o positivo.
Assim sendo, a potência elétrica total gerada (Pg) por um gerador é diretamente proporcional à intensidade de corrente elétrica.
Geradores elétricos são aparelhos que convertem energia, o nome gerador elétrico sugere um conceito muito errado pois a energia não é gerada e sim transformada, pois o Princípio da Conservação de energia seria violado.
O gerador elétrico é o agente do circuito que o abastece, fornecendo energia elétrica às cargas que o atravessam.
O físico italiano Alessandro Volta foi quem desenvolveu o primeiro gerador. Estudando efeitos de contração muscular de patas de rãs, sob ação de descargas elétricas, Alessandro Volta descobriu que quando dois discos de metais diferentes, como cobre e zinco, estavam separados por um disco de pano ou papelão umedecido com água salgada, surgia uma diferença de potencial entre os discos de metais.
Existem diversos tipos de geradores elétricos, que são caracterizados por seu princípio de funcionamento, alguns deles são: geradores luminosos, mecânicos, químicos e os geradores térmicos.
Observa-se na figura a seguir dois tipos de geradores