gerador de van de graff
Ao tratar os fluidos em movimento, estaremos necessariamente interessados na descrição de um campo de velocidade. Referindo – nos à figura trabalhada para massa específica
A velocidade do fluido no ponto C é definida como a velocidade instantânea do centro de gravidade do volume envolvendo o ponto C naquele instante.
Assim se definirmos uma partícula de fluido como uma pequena massa de fluido, de identidade fixa de volume V’ estamos definindo a velocidade no ponto C como a velocidade instantânea da partícula de fluido a qual, num dado instante, está passando pelo ponto C.
A velocidade num ponto qual do campo de escoamento é definido de modo semelhante.
Num dado instante de tempo, o campo de velocidade é uma função das coordenadas espaciais x, y e z, isto é, . A velocidade num dado ponto do escoamento pode variar de um instante de tempo para outro, logo a caracterização completa será
Se as propriedades do fluido em um ponto do campo não mudam com o tempo, o escoamento é denominado escoamento permanente.
Matematicamente:
, onde representa uma propriedade qualquer do fluido.
ESCOAMENTOS UNI, BI E TRIDIMENSIONAL
A equação mostra que o campo de velocidade é uma função das três coordenadas espaciais e do tempo.
Este tipo de campo de escoamento é chamado tridimensional (é também transiente ou não permanente), porque a velocidade em qualquer um dos seus pontos depende das três coordenadas requeridas para localizar o ponto no espaço.
Nem todos os escoamentos são tridimensionais. Considere-se, por exemplo, o escoamento através de um cano reto, longo e de seção constante.
Distante da entrada do cano, a distribuição de velocidades pode ser dada por:
para r = R u = 0 r = 0 u = umax
Exemplo de um escoamento unidimensional:
Uma vez que o campo de velocidade é uma função de r apenas, independente das coordenadas x e , este escoamento é um escoamento unidimensional.
Exemplo de escoamento bidimensional - Escoamento entre