GERADOR DE VAN DE GRAAFF
561 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTESDIRETORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA
Gerador de van de graaff
NOME
Aracaju/SE
2013
NOME
gerador de van de graaff
Relatório sobre a experiência “Gerador de Van de Graaff” realizada em Agosto de 2013, da disciplina Física III, turma E15, ministrada pelo Prof. Fábio Augusto R. da Nóbrega, na Universidade Tiradentes.
Aracaju/SE
2013
SUMÁRIO
Gerador de van de graaff 1
NOME 1
NOME 2 gerador de van de graaff 2
Relatório sobre a experiência “Gerador de Van de Graaff” realizada em Agosto de 2013, da disciplina Física III, turma E15, ministrada pelo Prof. Fábio Augusto R. da Nóbrega, na Universidade Tiradentes. 2
SUMÁRIO 3
1.INTRODUÇÃO 3
6. BIBLIOGRAFIA 6
1. INTRODUÇÃO
O gerador de Van de Graaff ou gerador eletrostático de correia foi desenvolvido pelo Engenheiro americano Robert Jemison Van de Graaff (1901 – 1967) que, motivado por uma conferência que assistira de Marie Curie, passou a se dedicar a pesquisas no campo da Física Atômica. Uma das consequências destes estudos é a construção do gerador que leva seu nome, o qual teve aplicação direta em várias áreas doconhecimento como na medicina e na indústria.
Nas escolas, este aparelho é destinado ao estudo experimental da eletrostática. Um motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se dentro da esfera metálica oca. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera. (INFOESCOLA, 2013)
Figura 1: Esquema Gerador Van de Graaff
2. OBJETIVOS
A prática realizada tem como