pesquisa
DESSULFURIZAÇÃO DA GASOLINA PELO PROCESSO
DE PERVAPORAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
Compostos contendo enxofre estão presentes nos derivados de petróleo em concentrações bastante significativas. A presença de compostos sulfurados em frações de petróleo é altamente indesejável, devido à poluição atmosférica promovida por gases prejudiciais ao meio ambiente gerados durante a combustão. Com isso, a exigência legal por combustíveis mais limpos e um rigoroso controle destes poluentes emitidos por automóveis tem levado a uma necessidade de maiores pesquisas na área de remoção de sulfurados em combustíveis, sobretudo na gasolina.
Nas refinarias, a remoção destes contaminantes de combustíveis é executada através do processo de hidrotratamento (hidrogenação catalítica) que também ajusta a especificação dos combustíveis, tal como teores de aromáticos e/ou hidrocarbonetos instáveis. Especificamente, a remoção de enxofre é feita através do processo de hidrodessulfurização (HDS), este método requer o uso de catalisadores altamente específicos e altos custos de investimentos além de diminuir o número de octanagem pela saturação das olefinas. Nesse panorama o desenvolvimento de novos processos para dessulfurização da nafta torna-se um importante campo de estudos.
2.
PERVAPORAÇÃO
A pervaporação é um processo de separação que utiliza membranas densas e pode está presente em diversas aplicações industriais. O processo de pervaporação pode estar presente ou não em processos híbridos, por exemplo, em conjunto com outras tecnologias de separação como a destilação. Também pode ser utilizado juntamente com processos de reformas catalítica do petróleo (FCC). Estes processos híbridos devem ser alvos de estudos da comunidade científica.
A separação por membranas é uma tecnologia em voga nos processos industriais, uma vez que os métodos consagrados de separação, por exemplo, destilação e extração