Gerador CC
A eletricidade é a única forma de energia cujo controle, utilização e conversão em outras formas de energia são relativamente fáceis, ela provavelmente continuará a ser a forma principal de energia utilizada pelo homem.
A primeira indicação da possibilidade de intercâmbio entre energia elétrica e mecânica foi apresentada por Michael Faraday em 1831. Esta descoberta é considerada por alguns como o maior avanço individual no progresso da ciência para atingir o aperfeiçoamento final da humanidade.
A conversão eletromagnética de energia relaciona as forças elétricas e magnéticas do átomo com a força mecânica aplicada à matéria e ao movimento. Como resultado desta relação, a energia mecânica pode ser convertida em energia elétrica, e vice-versa, através das MÁQUINAS ELÉTRICAS.
Os geradores são usados para fornecer quase toda a energia elétrica usada atualmente. Um dos nossos principais problemas é encontrar fontes de energia para o acionamento desses geradores. Por este motivo, torna-se cada vez maior a necessidade de novas fontes alternativas de energia.
O funcionamento dos geradores e motores de CC e de CA depende simplesmente da interação de campos magnéticos e condutores percorridos por corrente elétrica, uma tensão é induzida em um condutor que se move através de um campo magnético. Todas as usinas geradoras, que proporcionam quase toda a energia elétrica consumida atualmente no mundo, usam este princípio simples para converter uma forma qualquer de energia em energia elétrica.
GERADORES CC
Um gerador converte energia mecânica em energia elétrica produzindo correntes em condutores que giram através de um campo magnético. A energia mecânica pode ser fornecida por uma queda-d’água, vapor, vento, gasolina, óleo diesel ou por um motor elétrico.
A figura abaixo mostra um corte de uma máquina CC comercial típica, simplificada para dar ênfase às partes principais. As partes principais dos geradores e motores de corrente contínua são