Geracao 80
História da Arte
GERAÇÃO 80
Contexto histórico conturbado
– Período de ditadura.
Os artistas daquele período lançaram uma nova leitura para a associação entre arte e vida. Mistura entre elementos da cultura popular e erudita.
Artistas idealizavam obras com intuito de mostrar suas críticas ao governo.
GERAÇÃO 80
Fusão de formas de manifestações artísticas.
Música, pinturas, teatro, dança. Estilo basicamente neoexpressionista e figurativista. The prize – Beatriz Milhazes
“A gente não quer só comida.
A gente quer comida, diversão e arte.”
(Titãs - Hit dos anos 80)
GERAÇÃO 80
• Usavam o papel como suporte. • Enorme quantidade de tinta.
• Cores bem vivas e brilhantes, abusando da liberdade de expressão. • O corpo passa a ser o elemento mais valorizado.
• Telas em formatos monumentais. Beatriz Milhazes - Sem título, 1985
Óleo sobre tela, 180 x 170 cm
FÁBIO MIGUEZ
ELIZABETH JOBIM
ALEX FLEMMING
“COMO VAI VOCÊ, GERAÇÃO 80?”
Título a uma grande exposição realizada na Escola de Artes Visuais do Parque
Lage.
Aberta em 14 de julho de
1984
Não se trata de lançar manifestos, determinar modelos e posturas unívocas, mas de aferir algumas tendências artísticas que se manifestam no momento.
“COMO VAI VOCÊ, GERAÇÃO 80?”
A exposição reúne 123 artistas de idades e formações distintas Ainda que o título da exposição faça menção a uma
"geração 80" genérica, o fato é que dela participam majoritariamente artistas do
Rio de Janeiro e de São Paulo.
"A nova arte reflete os novos caminhos da pintura da geração 80, distante da racionalidade da arte dos anos 70 conceitual.”
Sandra Magger
“COMO VAI VOCÊ, GERAÇÃO 80?”
Nos confins da cidade, 1984.
Jorge Guinle Filho
Representante da Geração 80, radicada no exterior há mais de vinte anos, Frida Baranek leva ao MAM a sua maior individual.
Obra de Jorge Ginle.
A GERAÇÃO 80 E SEUS IDEAIS