Gera O De Energia El Trica A Partir De Indu O Eletromagn Tica
Resumo
Na década de 1830, Michael Faraday provou que um campo magnético pode gerar corrente elétrica. Essa descoberta, apesar de originar diversas aplicações que cercam a vida moderna, é desconhecida ou não compreendida por muitas pessoas. O objetivo deste experimento é demonstrar de forma didática este princípio, cujo conhecimento serviu de base para a criação do gerador de corrente elétrica. Para este fim, foram utilizados materiais recicláveis ou de baixo custo, de modo a permitir reproduzi-lo em condições desfavoráveis onde haja poucos recursos.
INTRODUÇÃO
O físico e químico dinamarquês H. Christian
Oersted realizou experimentos essenciais para determinar a relação e até unificação da eletricidade com o magnetismo e o surgimento do eletromagnetismo.
Posteriormente, baseado nos experimentos de Oersted e também de Lenz, Faraday elaborou a lei que posteriormente levou seu nome, a lei de Faraday, na qual ele verificou que quanto mais depressa o fluxo magnético varia, maior a força eletromotriz gerada neste circuito, esse aparecimento da força eletromotriz foi denominado de indução eletromagnética e é essencial para a geração de energia, como foi demonstrado neste experimento.
OBJETIVO
Verificar a lei de Faraday através de um experimento simples para gerar energia elétrica a partir da indução eletromagnética e acender um LED.
METODOLOGIA
necessário lembrar-se de deixar as pontas do fio descascadas (“lixadas”), com uma sobra de aproximadamente 15 cm em cada ponta, para que possam ser ligados os terminais do LED.
Dentro do tubo coloca-se um imã de neodímio de, 2,0 cm de diâmetro e fecha-se o tubo.
Ao movimentar rapidamente a solenoide, verifica-se a criação de tensão de aproximadamente 3,0 volts, suficientes para acender o LED. De fato, a movimentação do imã dentro do tubo causa uma variação temporal do fluxo magnético no interior da bobina que, por sua vez, gera uma tensão elétrica capaz de acender