Geotecnia
SANTA CATARINA-IF-SC
CAMPUS CANOINHAS
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÔES
GEOTECNIA II
ANDERSON STACIAK
ENSAIOS DE LABORATÓRIO PARA DETERMINAÇÃO DO LIMITE DE LIQUIDEZ
E LIMITE DE PLASTICIDADE DO SOLO
CANOINHAS
2012
ANDERSON STACIAK
ENSAIOS DE LABORATÓRIO PARA DETERMINAÇÃO DO LIMITE DE LIQUIDEZ
E LIMITE DE PLASTICIDADE DO SOLO
Relatório apresentado a unidade curricular Geotecnia II do curso Técnico em Edificações, como requisito parcial para aprovação.
Prof. Orlando Rogério Campanini
CANOINHAS 2012 INTRODUÇÃO As normas utilizadas são a NBR6459 de outubro/84 da ABNT para determinação do limite de liquidez e, NBR7180 de outubro/84 da ABNT para a determinação do limite de plasticidade. Para compreendermos melhor o experimento, é importante saber como funciona a consistência dos solos, que significa a facilidade relativa que o solo pode ser deformado. Essa deformação depende da minerologia dos constituintes do solo e do teor de umidade, existindo quatro estados de consistência dos solos que são elas, sólido, semi-sólido, plástico e líquido.
OBJETIVO GERAL Constatar por meio de ensaios realizados em laboratório a determinação do limite de liquidez (LL), e do limite de plasticidade (LP) dos solos. OBJETIVO ESPECÍFICO Conhecer o solo que se está trabalhando, pela importância de caracterizá-lo para que se tenha segurança na sua utilização, principalmente quando aplicado na construção civil.
LIMITE DE LIQUIDEZ (LL)
É o teor de umidade para qual o sulco fecha com 25 golpes, é o limite onde o solo passa a adquirir o comportamento de um líquido.
LIMITE DE PLASTICIDADE (LP)
É o teor de umidade em que o solo, estando no estado plástico, se perder umidade passa para o estado semi-sólido. Portanto o LP é o teor de umidade em que o solo começa a se fraturar quando se tenta moldar com ele.
PARA QUE SERVEM E ONDE SÃO APLICADOS?
São utilizados em estudos geotécnicos e