Georg simon
Georg Simon Ohm nasceu em Erlangen, na Baviera (Alemanha). Foi professor de matemática no Colégio dos Jesuítas, em Colónia, mas desejava ensinar na universidade. Para tal, foi-lhe exigido, como prova de admissão, que realizasse um trabalho de pesquisa inédito. Optou por fazer experiências com a electricidade, e para isso construiu o seu próprio equipamento, incluindo os fios. Experimentando diferentes espessuras e comprimentos de fios, acabou por descobrir relações matemáticas extremamente simples envolvendo essas dimensões e as grandezas eléctricas. Inicialmente, verificou que a intensidade da corrente era directamente proporcional à área da secção do fio e inversamente proporcional ao seu comprimento. Com isso, Ohm pôde definir um novo conceito: o de resistência eléctrica. O que significa resistência eléctrica? Os electrões livres que circulam ao longo do fio ou cabo eléctrico têm de passar por entre os átomos que o compõem, chocando constan-temente com eles. Deste modo, o fluxo de electrões é travado pela resistência que os átomos opõem à sua passagem.
Em 1827, Ohm conseguiu formular um enunciado que envolvia, além dessas grandezas, a diferença de potencial: "A intensidade da corrente eléctrica que percorre um condutor é directamente proporcional à diferença de potencial e inversamente proporcional à resistência do circuito". Tal enunciado é até hoje conhecido como Lei de Ohm.
Embora estes estudos tenham sido uma colaboração importante na teoria dos circuitos eléctricos e suas aplicações, o cargo universitário almejado por Ohm foi-lhe negado. As suas conclusões receberam críticas negativas, em parte porque ele tentou explicar esses fenómenos com base numa teoria sobre o fluxo de calor. Ohm teve mesmo necessidade de se demitir do seu emprego de professor secundário em Colónia e viveu na pobreza durante os seis anos seguintes. Em 1833 reintegrou-se nas actividades científicas aceitando um cargo na Escola Politécnica de