física
Georg Simon Ohm (Erlangen, 16 de Março de 1789 — Munique, 6 de Julho de 1854) foi um físico e matemático alemão.
Em 1817 foi professor de matemática no colégio jesuíta de Colônia e na Escola Politécnica de Nuremberga em 1833. Em 1852 tornou-se professor de Física experimental na Universidade de Munique, na cidade aonde viria a falecer.
Entre 1825 e 1827, Ohm desenvolveu a primeira teoria matemática da condução elétrica nos circuitos, baseando-se no estudo da condução do calor de Fourier e fabricando os fios metálicos de diferentes comprimentos e diâmetros usados nos seus estudos da condução elétrica. Este seu trabalho não recebeu o merecido reconhecimento na sua época, tendo a famosa lei de Ohm permanecido desconhecida até 1841 quando recebeu a medalha Copley da Royal britânica. Até essa data os empregos que teve em Colônia e Nuremberga não eram permanentes não lhe permitindo manter um nível de vida médio. Só depois de 1852, dois anos antes de morrer, conseguiu uma posição estável como professor de física na Universidade de Munique.
Georg Simon Ohm veio de uma família protestante. O seu pai, Johann Wolfgang Ohm, era um serralheiro enquanto a sua mãe, Maria Elizabeth Beck, era filha de um alfaiate. Embora seus os pais não tivessem sido formalmente educados, o seu pai era um homem bastante notável tinha sido educado em um nível elevado e podia educar excelentemente os seus filhos. Das sete crianças filhas de Johann e Maria Ohm só três sobreviveram, Georg Simon, o seu irmão Martin que se tornou um famoso matemático, e a sua irmã Elizabeth Bárbara. Quando eles eram crianças, Georg Simon e Martin foram ensinados pelo seu pai. Ele ensinou matemática, física, química e filosofia. Isto estava totalmente em contraste com a sua educação escolar. Georg Simon entrou no Ginásio de Erlangen aos 11 anos, mas lá ele aprendeu pouco o treino científico. De fato esta parte formal de seu estudo não o inspirava, pois aprendia maquinalmente e através da