Geoprocessamento
* GDAL/OGR:
A GDAL (Geospatial Data Abstraction Library)/OGR (Simple Feature Library) trata-se de uma biblioteca de tradução para dados no formato raster, tendo como características principais a licença "open source" (código aberto), suporte a diversos formatos de imagens e possibilidade de utilização de seus aplicativos através de linhas de comando. * MultiSpec
O MultiSpec caracteriza-se por ser um software de tratamento de imagens com licença gratuita. Ele também foi utilizado largamente nas etapas de construção dos algoritmos de PDI, comparando-se seus resultados com os obtidos nas rotinas da PDASR. * Spring
O SPRING (Sistema de Processamento de Informações Geográficas) é um SIG no estado-da-arte com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais.
O SPRING é um projeto do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) / DPI (Divisão de Processamento de Imagens) com a participação de: * EMBRAPA/CNPTIA - Centro Nacional de Pesquisa Tecnológica em Informática para Agricultura. * IBM Brasil - Centro Latino-Americano de Soluções para Ensino Superior e Pesquisa. * TECGRAF - PUC Rio - Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio. * PETROBRÁS/CENPES - Centro de Pesquisas "Leopoldo Miguez".
O SPRING tem como objetivos principais: * Construir um sistema de informações geográficas para aplicações em Agricultura, Floresta, Gestão Ambiental, Geografia, Geologia, Planejamento Urbano e Regional. * Tornar amplamente acessível para a comunidade brasileira um SIG de rápido aprendizado. * Fornecer um ambiente unificado de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto para aplicações urbanas e ambientais. * Ser um mecanismo de difusão do conhecimento desenvolvido pelo INPE e seus parceiros, sob forma de novos algoritmos e metodologias.
* MapServer Este sistema permite o desenvolvimento