Geoprocessamento e georeferenciamento
GEOPROCESSAMENTO 3
GEORREFERENCIAMENTO 4
GEORREFERENCIAMENTO X GEOPROCESSAMENTO 5
BIBLIOGRAFIA 6
GEOPROCESSAMENTO
O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações.
Todas as técnicas usadas no geoprocessamento são baseadas em mecanismos matemáticos e informáticos, e atualmente muito usadas para análise não só dos Recursos Naturais, como de Transportes, Planejamento Urbano e Regional, Energia e Comunicações.Esta técnica é muito importante no âmbito das pesquisas, porque permite realizar análises muito complexas, cruzando dados de várias fontes e criando um gigantesco banco de dados, sem falar na vantagem de automatizar e produção dos documentos cartográficos.
A utilização do geoprocessamento nas cidades o primeiro passo é fazer um vôo pela cidade. A Cidade inteira é fotografada. Há uma altura especificada, padronizada, que vai fornecer uma escala de precisão. Depois, tudo é devidamente desenhado por cartógrafos.
Feito isso, a próxima etapa é corrigir as fotos - já que muitas vezes há problemas de angulação e certificar-se de que o imóvel realmente está na região apontada. Para isso, são enviados técnicos ao local para verificar.Com tudo confirmado, tem-se a base do mobiliário da Cidade, chamada de Mapa Urbano Básico. Então, cada uma das localidades de interesse pode inserir seus objetos. “Por exemplo, a Secretaria Municipal do Verde pode colocar seus parques, reservas, locais importantes ou simplesmente uma árvore que foi plantada em frente a uma casa”. Já a Secretaria Municipal da Saúde pode incluir postos de saúde, hospitais, maternidades etc.
A partir disso, é possível construir novas visões e