geopolitica
Introdução -------------------------------------------------------------------------------------- 2
Ataque a Hiroshima e Nagasaki ---------------------------------------------------------- 2
Ataque 11 de setembro --------------------------------------------------------------------- 3
Politica de defesa de interesses únicos, que não tem como referencia um bem comum. Portanto, se um país atua na arena internacional em prol dos seus interesses soberanos, e se for preciso faz-se a guerra: isso é a geopolítica.
Ataque a Hiroshima e Nagasaki
Foram bombardeados no dia 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente, as cidades Hiroshima e Nagasaki durante a segunda guerra mundial, a mando do presidente dos Estados Unidos Harry S. Truman. O nome das bombas soltadas por ele eram Little Boy e Fat Boy. Nos EUA, o ponto de vista que prevalece é que os bombardeios terminaram a guerra meses mais cedo do que haveria acontecido, salvando muitas vidas que seriam perdidas em ambos os lados se a invasão planejada do Japão tivesse ocorrido. No Japão, o público geral tende a crer que os bombardeios foram desnecessários, uma vez que a preparação para a rendição já estava em progresso em Tóquio.
A escolha dos "Alvos" foi feita a partir de interesses militares, mas sobretudo de cunho político-econômico, pois Hiroshima e Nagasaki eram as regiões mais desenvolvidas industrialmente do Japão na época, e com a chegada do fim da Segunda Guerra, o Japão seria a única potência que poderia desequilibrar o fluxo de capitais e mercadorias, por isso se escolheu estes como alvo.
Mas o Japão não foi o primeiro país a sofrer ataque das forças aliadas. O primeiro dispositivo nuclear, chamado Gadget, foi lançado em Los Alamos, no novo México, Hiroshima e Nagasaki foram, respectivamente, a segunda e a terceira. Levando o povo a ver que foi um teste, a bomba teria sido projetada para ser usada contra a Alemanha Nazista. Os testes foram feito com o intuito de mostrar os estragos