GEOPOLITICA
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos) Resposta: Os Estados, na busca de manutenção de suas capacidades, veem no Sistema Internacional, a oportunidade pela relação com outros. Pois estes saíram do modo de produção feudalista para o capitalismo. O sistema capitalista tem um padrão de ocorrência de revoluções industriais, e a cada revolução, um grupo de estados ou um estado que a lidera.
A Inglaterra por ser o primeiro país a se industrializar, foi o berço do capitalismo. Era um país maduro em desenvolvimento.
Porém com a segunda revolução industrial, um outro país começou a se destacar, os Estados Unidos da América. A multiplicação do fordismo e taylorismo como técnicas de produção, significou a passagem da hegemonia da Inglaterra para os Estados Unidos da América.
Com isso houve uma crescente concorrência internacional, que caracteriza o processo de reestruturação econômica.
Porem a Inglaterra por já ser madura, não consegue mais retomar o crescimento, e com isso não consegue mais competir com o rival. Os EUA eram líderes de tecnologia e produção: Reinava supremo e o poder militar era infinitamente superior.
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as