Geopolitica
Mackinder(1861-1947)
Geopolítico Inglês, teoria geopolítica tenco como objetivo um mundo unificado em um único sistema
Historia dos conflitos mundiais tem raízes de rivalidade entre 2 poderes:
Poder Terrestre: sediava-se no coração da Eurásia, procurava apoderar-se de das regiões periféricas do velho mundo e obter saídas para mares abertos
Poder marítimo: situado nas ihas adjacentes ou marginais eurasianas, controlava a costa do gde continente e procurava mantes o poder terrestre no interior da Eurásia.
Mackinder subverteu a visão geográfica que situava a Europa no umbigo do mundo, relativizou a centralidade histórico geográfica europeia e submeteu à uma revisão em 3 aspectos: 1)Europa foi deslocada do centro p/ o oeste do planisférios; 2)tornou-se parte integrante de um sistema politico fechado de âmbito mundial; 3)sua historia foi subordinada à uma dinâmica da historia mundial.
Essa abordagem enfatizava a interação da geografia com a historia e estabelecia um nexo de causalidade entre elas, que se tornou a chave da teoria mackinderiana do poder terrestre.
O poder marítimo, tem como pai o americano Mahan(1840-1914). Em 1898 com a conquista de Porto Rico e das Filipinas, bem como outras conquistas, consolidaram o poder marítimo no Caribe e no Pacifico.
A construção do canal do Panama 1914, no ano da morte de Mahan, no continente americano transformou os EUA em uma gde potencia marítima e insular. Apos sua morte, seus seguidores se encarregaram de implementar sua visão no concerto das gdes potencias.
A partir dai Mackinder realizou sua revolução coperniana colocando em xeque o poder marítima. Ela constitua na formulação do poder terrestre, cuja pedra angular era a papel estratégico atribuído a pivot área (núcleo do continente eurasiático) na politica de poder das gdes potencias. Segundo ele, a exploração dos recursos daquela região daria ao Estado que a controlasse, condições p/ desenvolver uma economia independente e um poder terrestre