Geomorfologia para leigos
De
Geomorfologia
1) Geomorfologia estrutural:
Estuda-se o relevo em si, caracterizando-o em arranjos regionais, considerando-se a multiplicidade dos tipos de feições locais. Os tipos básicos de relevo são as montanhas, que podem ser de modesta altitude e isoladas, quando recebem o nome de colina, morros, ou agrupadas e em maior altitude, constituindo as serras, cordilheiras, maciços, ou chapadas, os planaltos, as planícies. Ocorre a observação da natureza da rocha e o que a constitui.
Geomorfologia climática:
Trata-se das influências exercidas pelos fatores climáticos sobre o relevo examinando-se o processo de formação dos tipos de relevo, dentro dos sistemas morfogenéticos de relevo, que exercem na sua ação modificadora sobre a paisagem originando os relevos glaciais, os relevos áridos (conseqüentes da falta de chuva, onde com freqüência o vento tem papel ativo no trabalho de erosão), relevos temperados, relevos tropicais, etc.
Geomorfologia costeira:
Estuda a zona de contato entre o continente e o oceano, que é o litoral, onde também se observa a ação dos agentes climáticos. Estuda a ação erosiva do mar (abrasão), formando diversos tipos de costas, como as de acumulação, ou praias, as fissuras causadas nas falésias, ou costas altas, plataformas de desmoronamentos; perfil das costas, suas medidas de profundidade, a estrutura regional do relevo o tectonismo, as zonas litorâneas e a ação humana.
Geomorfologia Continental:
Estuda o relevo e a erosão que age nos continentes e os aspectos morfológicos que são devidos aos movimentos tectônicos.
Geomorfologia antrópica:
Estuda as alterações geradas pelas atividades humanas.
Geomorfologia urbana:
É uma vertente analítica da Geomorfologia, que estuda e analisa como o homem, impregnado dos valores e recursos tecnológicos que a sociedade em que está inserido lhe proporciona, pode ser um agente modelador do relevo e, portanto, de transformação de paisagens, com a finalidade de se construir (ou