Geomorfologia Aparatos da Serra
Relatório referente a visita ao Parque Nacional Aparados da Serra em Cambará do Sul no dia 13 de dezembro de 2012.
Aparados da Serra – Serra Geral – Porção Leste.
Localizado na porção leste do planalto dos Campos Gerais no Rio Grande do Sul, município de Cambará do Sul. A formação dos Aparados da Serra está diretamente associado a formação geológica da Serra Geral, que é resultante dos diversos processos ocorrentes nas diferentes eras e períodos geológicos, dentre os quais destacam-se: a dinâmica de movimentação de placas tectônicas, transgressões e regressões marinhas, os paleoclimas e as extrusões de lavas vulcânicas (Holz, 1999). A Serra Geral difere-se da Serra do Mar, pois esta se trata de encostas derivadas da alteração de gnaisses e granitos. E a Serra Geral refere-se as encostas derivadas da evolução dos derrames basálticos e posterior desgaste.
Há cerca de 150 milhões de anos, na era mesozoica, começava a ocorrer a divisão do continente Gonduana. Antecedendo e durante a ruptura do continente ocorreram expressivos eventos vulcânicos que cobriram grande parte da chamada formação Botucatu, presente na Bacia do Paraná. Segundo Leinz & Amaral (1978), as rochas efusivas da Bacia do Paraná representam a maior manifestação de vulcanismo conhecida no planeta. Esses derrames provocaram o soerguimento das bordas do que hoje é a placa Sul Americana, e estão presentes na morfologia da das encostas abruptas da Serra Geral. E concomitantemente a esse movimento, está associado o surgimento do oceano atlântico entre a América e a África.
As transgressões marinhas, somadas a aos sedimentos da intensa erosão dos platôs, formou planície litorânea de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como a feição escarpada do relevo na região. Na borda dessa escarpa, há a formação de vales fluviais em forma de V, desenvolvendo uma rede de quenions com aprofundamentos entre 500 m a 1000 m. A rede de drenagem dos Aparados ainda promove intensa dissecação do