Geometria plana
Entes primitivos: P (ponto) reta Plano
Pontos: P são representados por letras maiúsculas.
Retas: r são representadas por letras minúsculas.
Planos: São representados por letras do alfabeto grego: ,etc.
Ângulos
Ângulo
Classificação
Amplitude
Ângulo agudo
Ângulo reto
Ângulo obtuso
Ângulo raso
Ângulo nulo
Nulo=0
Operações com medidas de ângulo: Os ângulos podem ser somados, multiplicados, subtraídos e divididos. Para fazer isso, no entanto, é necessário levar em conta uma característica específica: suas subunidades são os minutos e os segundos, e muitas vezes é necessário fazer transformações com medidas de ângulos durante essas operações. Quando você efetua uma soma de números decimais e quando a soma das unidades chega a dez ou mais, você "leva 1" à casa das dezenas. O mesmo vale para as dezenas ("vai 1" na casa das centenas), e assim por diante. No caso dos ângulos é a mesma coisa: quando os minutos chegarem a 60 ou mais, você adiciona "1" na casa dos graus.
Veja este exemplo:48°22’ +35°50’
Somando-se os minutos, obtém-se:
Como o resultado excedeu os 60', ficam 12' na casa dos minutos e vão 60' para a casa dos graus. 60' = 1º, então, você leva 1º para a casa dos minutos.
O mesmo vale para os segundos:
Sobram 24" e vai 1:
Somam-se agora os minutos:
Sobram 13' e vai 1º.
Subtração:
Multiplicação por n° natural:
Divisão por um n° natural:
Retas paralelas cortadas por uma transversal Retas paralelas são aquelas que não se interceptam em nenhum ponto. Uma reta é transversal à outra se ambas apresentam apenas um ponto em comum. Ao traçarmos duas retas r e s, tal que r // s (“r é paralela a s”), e também uma reta transversal t que intercepte r e s, haverá a formação de oito ângulos. Na imagem a seguir, identificamos esses ângulos por a, b, c, d, e, f, g, h.
A interseção da reta t com as retas paralelas r e s deu origem aos ângulos a, b, c, d, e, f,