Geometria Ao Longo Da Humanidade C Rculo
Autores: Gabriele Pereira
Giovana do Nascimento
Kristyan Anegues
Lillian Estefany
Willams Paixão
Círculo
Segundo algumas hipóteses, a roda ou círculo foi
inventada na Ásia, há 6000 anos, na Mesopotâmia talvez. Foi uma invenção de importância extraordinária, não só porque promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação, mas também porque a roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano. Como nasceu a ideia de se construir a roda? Talvez dos troncos que muitos povos, inclusive assírios e egípcios, colocavam sob grandes massas de pedra, a fim de que estas corressem melhor pelo terreno, quando queriam transportá-las.
Na Matemática e na Geometria,
um círculo ou disco é o conjunto dos pontos internos de uma circunferência. Por vezes, também se chama círculo ao conjunto de pontos cuja distância ao centro é menor ou igual a um dado valor
(ao qual chamamos raio). A área A de um círculo pode ser expressa matematicamente por: onde r é o raio da circunferência e (Pi) uma constante.
Área do Círculo
A área do círculo é diretamente
proporcional ao raio, que é a distância entre o centro e a sua extremidade.
Para calcularmos a área do círculo, utilizamos a expressão matemática que relaciona o raio e a letra grega π
(pi), que corresponde a, aproximadamente, 3,14.
A = π * r²
O círculo é determinado de acordo
com o aumento do número de lados de um polígono. Quanto mais lados um polígono apresenta, mais ele se assemelha a um círculo. Observe as figuras na seguinte ordem: hexágono
(6 lados), octógono (8 lados), dodecágono (12 lados) e icoságono
(20 lados).
Vamos determinar a área de algumas
regiões circulares.
Exemplo 1
Determine quantos metros quadrados de grama são necessários para preencher uma praça circular com raio medindo 20 metros.
A
A
A
A
=
=
=
=
π * r²
3,14 * 20²
3,14 * 400
1256 m²
Serão