geomatica
Instituto de Ciências Agrárias –ICIAG
Graduação em Engenharia Ambiental
GET011 – Física Experimental I
Relatório de Física Experimental
2ª Lei de Newton-Galileu
Jorge
Josiane
Lucas
Luciana Miranda
Luciana Gomes
Uberlândia
Julho\2014
1. Resumo:
O trilho de ar, representa de forma simples o estudo da dinâmica de sistemas, no caso do trilho de ar em específico, explica um dos fenômenos da 2ª Lei de Newton que ocorre em nosso cotidiano. No caso do trilho de ar, os planadores passam sobre um “trilho” devido ao peso do corpo preso suspenso na extremidade de um fio. Então, conseguimos determinar diversas forças que agem sobre o planador, e medir a aceleração adquirida pelo sistema e também a aceleração gravitacional local. No nosso experimento, medimos a aceleração do planador, no 1º experimento, mudando a massa do peso suspenso no fio e mantendo a massa do planador constante, já no 2º experimento, mantendo a massa do peso suspenso constante e mudando a massa do planador. A seguir, mostraremos através de gráficos e tabelas como a massa alterou a aceleração do sistema.
2. Introdução:
No experimento do trilho de ar é aplicada a 2ª Lei de Newton, que é o Princípio fundamental da Dinâmica e através dessa é possível medir a aceleração de um corpo se este tiver massa conhecida e a força resultante aplicada, que são duas grandezas intimamente ligadas, conforme a expressão:
F = Força = [N] m = massa = [kg] No S.I a = aceleração = [m/s²]
3. Metodologia
O trilho de ar permite fazer demonstrações do movimento de corpos onde o atrito é desprezível. Isso é possível graças a uma série de pequenos furos ao longo de um trilho de alumínio com perfil triangular. Por esses furos saem jatos de ar movidos por uma turbina do tipo daquelas utilizadas em aspiradores de pó. Um carrinho com perfil em Y pode deslizar pelo trilho, suspendo em uma fina camada de ar. Como