Geologia
A origem da terra é ainda muito controversa, porém há certo consenso quanto à sua idade: cerca de 5 bilhões de anos, Com base no estudo das rochas e dos fósseis, que permitiu esse cálculo, foi possível elaborar uma cronologia da evolução do planeta, registrada na forma de uma escala geológica dividida em eras, as quais subdividem em períodos , de acordo com as ocorrências marcantes na formação e na transformação da crosta terrestre.
Pesquisando a propagação das ondas sísmicas na massa terrestre, decorrentes de tremores de terra ou eventos vulcânicos, constatou-se que há diferenças físicas no interior do planeta, podendo-se considerar que a sua massa se divide em três camadas: núcleo, manto e crosta. As rochas, que estão presentes na constituição da crosta terrestre, são agregados naturais de um ou mais minerais, e segundo a sua origem, elas se classificam em três tipos principais: Rochas Ígneas, Rochas Sedimentares e Rochas Metamórficas.
Rochas Ígneas: Originam-se do resfriamento do magma, sendo um material fundido, rico em silicatos, encontrado no substrato da crosta. Essa dinâmica da formação das rochas pode ocorrer no interior ou na superfície da crosta. Quando ela ocorre no interior, forma-se a rocha ígnea intrusiva(interna) ou plutônica (ex. Granitos), quando ocorre na superfície, há formação de uma rocha extrusiva(externa) ou vulcânica (como o basalto).Tanto no primeiro caso como no segundo, a composição das rochas não é idêntica ao material magmático original, pois este, ao atravessar a crosta, sofre alterações estruturais, principalmente por causa das diferenças de temperatura e pressão existentes entre o manto e a crosta terrestre. Dadas às características do seu modo de formação, existe uma grande variedade de tipos de rochas ígneas. A classificação destas rochas é então feita de diferentes critérios. Vulcânicas ou extrusivas: onde a consolidação do magma se deu à superfície. Neste caso o resfriamento do magma é rápido, uma vez que