Administração da produção
PABLO ANGEL COCIÑA
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
RECIFE, 2013
PABLO ANGEL COCIÑA
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A atividade proposta atende às Exigências da disciplina do curso de Engenharia Química: Administração e Planejamento, orientado pelo Professor Jorge Luiz Azevedo. Esta atividade é forma de avaliação parcial para o 1º GQ.
RECIFE, 2013
SUMÁRIO
* Introdução, 1 * Fundamentos das Teorias da Administração, 2 * Administração Científica, 3 * Taylor e a Administração Científica, 4 * Considerações, 5 * Henry Ford e a Linha de Montagem, 6 * Considerações, 7 * Teoria Clássica da Administração, 8 * Fayol e o Processo Administrativo, 9 e 10 * Considerações, 11 * Teoria Burocrática da Administração, 12 * Max Weber e a Burocracia, 13 * Considerações, 14 * Teoria Humanística da Administração, 15 * Considerações, 16 * Conclusão, 17 * Referências, 18
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o intuito de apresentar os principais fundamentos das teorias existentes no estudo da administração, essa abordagem tem o enfoque resumido de forma a explicar as idéias básicas dessas teorias, como se iniciou, quem foram os principais pensadores e pioneiros, os conceitos envolvidos, a importância e aplicação nos diversos níveis de organização existentes.
As teorias da administração procuram expor como funcionam as organizações e as relações da administração com as atividades laborais que o homem exerce, segundo Chiavenato (Teoria Geral da Administração, parte 01, pag. 1):
“As organizações são constituídas de pessoas que administram conhecimentos, recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc. Há uma estreita interdependência: a vida das pessoas depende das organizações e estas dependem da atividade e do trabalho das pessoas. As pessoas nascem, crescem,aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem