Geologia
VENTOS
Temperatura começa a declinar no início de uma glaciação, os polos recebem menos energia solar e diminui a temperatura nas regiões polares.
Fonte: https://www.google.com.br/search? q=imagens+do+sol+ao+vivo&biw=1024&bih=611&tbm= CORRENTES MARINHAS E
VENTOS
Aumenta o volume de água gelada e ela começa a fluir lentamente para o fundo dos mares.
Este declínio de temperatura é dispersado para todos os oceanos pelas correntes marinhas. http://1avcejvb.blogspot.com.br/2013/11/correntes-marinhas.html
ICEBERGS
Eles se destacam das regiões dentro do circulo polar de ambos os hemisférios e flutuam em direção ás zonas de baixa latitude e vão derretendo letamente.
https://www.google.com.br/search? q=imagens+de+icebergs&biw=1024&bih= https://www.google.com.br/search? q=imagens+de+icebergs&biw=1024&bih=611&tbm= CORRENTES MARINHAS E VENTOS
Os ventos frios que se originam nas regiões polares levam queda de temperatura ás zonas temperadas e daí ás zonas tropicais.
https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+vento+nas+regioes+polares&biw=
A EXTENSÃO E DURAÇÃO DAS
GLACIAÇÕES QUATERNÁRIAS
Hoje sabemos que uma parte dos glaciais da
Europa, irradiou-se a partir das montanhas escandinavas.
Entrou pelo mar norte cobriu quase todas as ilhas Britânicas, e o norte da Europa continental. O hemisfério sul também esteve sob a influencia das glaciações Quaternárias.
Devido á forma dos continentes, que tem a sua maior largura na zona tropical, os glaciais não cobriram áreas tão grandes como o hemisfério norte.
A exceção, é claro é a Antártida que não saiu da idade do gelo, no polo sul. Estudos do continente antártico mostram que sua calota de gelo foi muito mais espessa no passado recente.
(Última glaciação na América do Norte,) de acordo com o departamento de “Energy, Mines and Resources “ do Canadá.
Curiosidade
Calcula-se que durante a ultima glaciação o gelo glacial cobriu uma superfície de uns 39 milhões km², o que