geologia
O mineral ocorre na natureza de forma solida, cristalina e orgânica. Eles são divididos em 12 classes são elas silicatos, sulfetos, sulfossais, óxidos e hidróxidos, haletos, carbonatos, nitratos, boratos, fosfatos, sulfatos, tungstatos e elementos nativos. No exercício serão mostrados alguns exemplos de classes e seus minerais. Serão mostrados também os mineralóides que são substancias de ocorrência natural, semelhante a um mineral, com certa constancia de características físicas e de composição química, mas que não apresenta organização cristalina que é uma característica de um mineral.
Os minerais tem grande importância econômica tanto àqueles que são vendidos em joalherias como aqueles que são utilizados para construção de um equipamento de grande ou pequena importância, a também um grande numero de empregados em sua extração até o desenvolvimento do produto. Atualmente é responsável por 3 a 5% do produto interno bruto.
Elementos nativos: São todos os elementos que ocorrem cristalizados em substancias puras, não combinados com ânions. Como exemplo o diamante, ouro, enxofre e a prata.
Mineral
Formula química
Composição química
Cristalografia
Utilização industrial
Diamante
C C
Isométrico.
Classe: hexoctahedral.
Gema na joalheria, ferramentas de corte, brocas, abrasivos, serras diamantadas, fios diamantados, "canetas" para cortar vidro.
Ouro Au Au Cúbico
Usado em joalheria, equipamentos eletrônicos e medicina.
Enxofre
S8 S
Ortorrômbico. Classe: Bipiramidal.
Indústria de fertilizantes; na fabricação de papel, fibras de celulose, explosivos, tintas de impressões, detergentes, inseticidas, borracha; indústria petroquímica e metalurgia.
Prata
Ag Ag
Cúbico
Joalheria, indústria fotográfica e equipamentos eletrônicos.