Geologia
CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
SOLOS SEM B TEXTURAL (VERTISSOLOS E REGOSSOLOS)
PATOS
SETEMBRO/2013
EDNA RODRIGUES DO NASCIMENTO
MÉRCIA MEDEIROS
AMANDA MEDEIROS
SOLOS SEM B TEXTURAL (VERTISSOLOS E REGOSSOLOS)
Trabalho apresentado à disciplina de Pedologia e Geologia, ministrada pelo Professor Diércules Rodrigues, como pré-requisito para obtenção de nota e aprovação na disciplina.
PATOS – PB
SETEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
No trabalho que será apresentado a seguir faremos uma breve síntese sobre dois tipos de solo sem B textural, O vertissolo e o Regossolos, Aqui será levado em conta às características individuais de cada um deles, Junto com a identificação no campo, suas potencialidades e limitações.
HORIZONTE DIAGNÓSTICO DE SUBSUPERFÍCIE
O horizonte diagnóstico de subsuperfície é utilizado para classificar o solo porque sofre pouca ou nenhuma influência do manejo, sendo que o horizonte B2 é considerado diagnóstico de subsuperfície porque apresenta o grau máximo de desenvolvimento de cor, textura, estrutura e serosidade (se ocorrer), ao contrário do BA (antigo B1) e do BC (antigo B3), que são horizontes de transição. Se o solo não possui o horizonte B em subsuperfície, utiliza-se o horizonte C como diagnóstico, e, finalmente, se não existe o horizonte B e nem o horizonte C, utiliza-se o horizonte A como diagnóstico de superfície.
VERTISSOLO
São solos constituídos por material mineral com horizonte vértico entre 25 e 100cm de profundidade e relação textural insuficiente para caracterizar um B textural, e apresentando, além disso, os seguintes requisitos:
- teor de argila, após mistura e homogeneização do material de solo, nos 20cm superficiais, de no mínimo 300g/kg de solo;
- fendas verticais no