Geologia
Os fatores que afetam este movimento, ocorre quando a força gravitacional que age sobre a encosta, supera a força de coesão da rocha e com isso ocorre o colapso da encosta. Os fatores que ajudam a manter a estabilidade incluem a declividade, coesão e o atrito, entre os grãos estes fatores definem a resistência ao cisalhamento. Há vários tipos de fenômenos que afetam a movimentação gravitacional de massa.
A declividade da encosta é um dos principais causadores. De modo geral quanto mais íngreme é a encosta menos estável ela é. Alguns processos podem tornar a encosta mais íngreme mais o comuns dele é ação da correntes ou ondas, edificações nas encostas das montanhas, como consequência elas eliminam e removem a base da encosta, e elevam sua declividade e aumentando portanto sua força gravitacional; São grandes causadoras dos desmoronamentos.
O fenômeno intemperismo e clima ocorre mais provavelmente nas superfícies das encostas com material desagregado, ao logo do tempo as rochas são expostas e o intemperismo entra em ação reduzindo sua resistência cisalhamento e aumentando sua suscetibilidade a movimentação.
A quantidade de água na rocha ou no solo influencia na movimentação e na estabilidade das encostas. Esse fenômeno ocorre quando uma grande quantidade de água originada da neve derretida, ou de pesadas tempestades, aumentando a probabilidade de desmoronamento da encosta.
Um forma de aumentar a resistência, é com a Vegetação que afeta a estabilidade da encosta de várias maneiras, absorvendo a água de tempestade, e diminuindo a saturação de água do material da encosta que de outra maneira diminuiria a resistência ao cisalhamento. A remoção natural da vegetação, ou pela atividade humana é