GEOLOGIA
Capítulo: Estruturando um Planeta
Brasília 25 de agosto de 2014
Questionário “Estruturando um planeta”
1. Qual é a diferença entre experimento, hipótese, teoria e fato?
Resposta: Hipótese: Uma tentativa de explicação baseada em dados coletados por meio de observação e experimentação; Teoria : Uma hipóstese que sobreviveu a repetidas mudanças e acumulou um significativo corpo de suporte experimental; Experimento: É o tipo de pesquisa científica no qual o pesquisador manipula e controla uma ou mais variáveis independentes e observa a variação nas variáveis dependentes concomitantemente à manipulação das variáveis independentes; Fato: Resultado acabado ou que está prestes a ocorrer.
2. Que fatores tornaram a Terra um lugar particularmente agradável para a vida desenvolver-se? Resposta : • Distância do sol (temperatura ideal); • Água líquida; • A atmosfera, que contem gases essenciais à vida (sobretudo O2 e O3), além de filtrar boa parte da radiação UV; • Gravidade; • A existência de um satélite (regulação das marés e ciclos marinhos); • O alimento (carne de outros animais e as plantas - realização da fotossíntese).
3. Como e por que os planetas interiores diferem dos planetas gigantes exteriores? Resposta: Os quatro planetas interiores, em ordem de proximidade do Sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte . Eles também são conhecidos como planetas terrestres ("parecidos com a Terra"). Em contraste com os planetas exteriores, os quatro planetas interiores são pequenos e constituídos de rochas e metais. Eles cresceram próximos ao Sol, onde as condições foram tão quentes que a maioria dos materiais voláteis - aqueles que se tomaram gases e evaporaram em temperaturas relativamente baixas - não pôde ser retida.
4. O que causou a diferenciação da Terra e qual foi o