geologia
A Copa do Mundo esteve em risco de não ser realizada por causa de uma falta de interesse da comunidade internacional, até que o Brasil apresentou uma proposta ao Congresso da Federação Internacional de Futebol de 1946, se oferecendo para sediar o evento,
O ano de 1950 começou marcado por uma grande expectativa em todo o
Brasil. Em seis meses, o país estaria no centro das atenções de boa parte do mundo, por sediar o IV Campeonato Mundial de Futebol da Fifa. Na prática, porém, a competição havia começado muito antes para os brasileiros. Logo em 1938, durante o Congresso da Fifa que se realizava em Paris em conjunto com a terceira Copa do Mundo, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) lançou oficialmente o nome do país como candidato a sediar o próximo torneio, dali a quatro anos. Como a Alemanha nazista também tinha a mesma pretensão.
Somente em julho de 1946 é que os representantes do futebol internacio- nal voltaram a se reunir em um Congresso, dessa vez realizado em Luxemburgo.
Na pauta dos três dias do encontro, a retomada da competição e a antiga e reiterada proposta do Brasil de realizá-la em seu território, proposta que, além de contar com o apoio das demais delegações sul-americanas, não teria mais de enfrentar a concorrência da Alemanha, abalada pela guerra e ameaçada de ser eliminada dos quadros da Fifa.
ex-presidente da CBD, Luís Aranha, que, em entrevista a um jornal francês, declarou então que “esse será o mais belo e o mais brilhante