geologia
Este trabalho tem por objetivo demonstrar a eficiência do programa de qualidade 6 sigma utilizando indicadores de desempenho no decorrer desse processo de melhorias desde a implementação do programa, onde o objetivo final é atingir uma performance dinamicamente ligada com o cliente.
3. HISTÓRIA DO SEIS SIGMA
A abordagem seis sigma foi desenvolvida pela Motorola, na década de oitenta, com o objetivo de reduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados. O programa foi elaborado com o severo desafio do “desempenho livre de defeitos”, e tinha como principais objetivos o aprimoramento da confiabilidade do produto final e a redução de sucata.
A origem do padrão Seis Sigma está num trabalho de benchmarking conduzido pela Motorola. Foram associados os dados internos de sua experiência de pedidos, pagamento de fatura e ordens de pagamento a outras estatísticas vinculadas ao dia-a-dia nos Estados Unidos, como a precisão de contas de restaurante, perda de bagagem aérea e prescrição de medicamentos. Também foram pesquisadas empresas conhecidas como tendo alta qualidade e níveis elevados de satisfação do cliente (conhecidas como “best-in-class”) e comparadas com empresas médias.
A partir desta constatação, a Motorola estabeleceu como meta de qualidade a obtenção do Seis Sigma em 1993. Porém, a popularização do Seis Sigma deve-se à GE de Jack Welch. Welch descreve Seis Sigma como “a mais importante iniciativa que a GE já empreendeu”. Em 1995, sob sua orientação, cada operação da GE, desde cartão de crédito, turbinas para aviões, até a rede de TV NBC trabalharam para obter o desempenho Seis Sigma. Só em 1999, a GE economizou mais de US$ 1,5 bilhão por causa do Programa.
Quando falamos em Seis Sigma, referimo-nos a redução na variação do resultado entregue aos clientes a uma taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição.
Os resultados financeiros são consequências dos resultados no processo pela abordagem Seis Sigma. Estima-se