geologia
1) O que são dobras estruturais?
Os materiais curvados e flexionados presentes na crosta terrestre recebem o nome de dobras, as quais são consideradas elementos estruturais dúcteis, gerados por processos tectônicos. Antes dos dobramentos, as estruturas apresentava-se horizontalizadas e acamadas, mas progressivamente, foram submetidas a esforços compressivos e de cavalgamentos .
2) O que são falhas? Explique a diferença entre os principais tipos de falhas.
De acordo com Teixeira ET al.(2003), ao contrário das dobras, produto das deformações dúcteis , as falhas são elementos estruturais, produto das deformações rúpteis, ou seja, ocorre a quebra de porções crustais que apresentam deslocamentos verticais e horizontais entre blocos.
As falhas normais, segundo Ramsay (1987), estão associadas aos regimes tectônicos distensivos ou abertura, ou de abertura, são de alto ângulo com deslocamento vertical e tem a movimentação convencionada pelo plano da falha. As falhas normais são geradas no desenvolvimento das cadeias meso-oceânicas e nas bacias sedimentares e estão associadas a formação de granbens, relacionados com os blocos rebaixados ou abatidos , e os horts, relacionados aos blocos altos ou soerguidos.
As falhas inversas são assiciadas aos regimes tectônicos compressivos ou de fechamentos de crosta e apresentam baixos ângulos de mergulho. Elas podem ser chamadas, também, de falhas de empurrão ou de cavalgamento. Os esforços associados as falhas inversas são horizontais e os traços dessa falhas, observando em superfície, são sinuosos. Geralment, próximos a zonas de fahas inversas desenvolvem-se rachas cataclásticas.
Loczy e ladeira (1976)afirmam que as falhas transcorrestes são associadas aos limites de placas litosfericas e são de caráter horizontal, com plano de falha vertical. Também recebem a designação de falhas transformantes e laterais.
3) O que é a teoria