geologia
Geoquímica de Alta Temperatura
Prof.: Wilson Wildner
Danieli Sikelero
São Leopoldo, junho de 2010.
Índice
1. Introdução
Através da caracterização geoquímica das rochas pertencentes à grande província ígnea Mackenzie foi possível classificar o tipo de magma encontrado e a série magmática que se encontra, bem como caracterizar seu ambiente formação.
2. Localização da área de estudo
A província ígnea Mackenzie está localizada no noroeste do Escudo Canadense, conforme figura 1. Figura 1 - Mapa Geológico do esboço da região contendo a 400-500 km de amostragem localidades. Inset mostra o detalhe de amostragem em cerca de 400 e 500 km sites e as seções (A-B, C-D) ao longo do qual os fluxos de Coppermine River foram amostrados. (Baragar, et. al., 1996)
3. Geologia Geral
O grande evento magmático Mackenzie, do Mesoproterozóico, compreende três componentes principais: os diques Mackenzie, irradiando um conjunto gigante de diques com um ponto focal centrado no norte da Ilha Victoria; a inundação de basaltos Coppermine River, expostos a aproximadamente 400 Km ao sul do ponto focal e a intrusão em camadas Muskox, localizada em profundidades rasas.
A magnitude deste evento magmático é comparável com outros eventos magmáticos, como do Columbia River, Paraná, Karoo e Keweenawan.
3.1. Grupo Coppermine River
O Grupo Coppermine River compreende: os basaltos da Formação Copper Creek, com espessuras que variam de 2000 a 3500 m e consiste em aproximadamente 150 fluxos, cada um com aproximadamente 10-25 m de espessura e os arenitos arcóseos fluvias da Formação Husky Creek, contendo fluxos de lavas irregularmente intercalados nos arenitos.
Os mergulhos do Grupo Coppermine River são em média de 5-7° para o norte.
3.2. Diques Mackenzie
Os diques Mackenzie têm um tamanho de aproximadamente 2400