Geologia
A Geologia, os geólogos e os seus métodos
Sumário:
➢ A Terra e os seus subsistemas em interacção;
➢ As rochas, arquivos que relatam a história da Terra;
➢ A medida do tempo geológico e idade da Terra;
➢ A Terra, um planeta em mudança;
I
A Terra e os seus subsistemas em interacção
A terra é uma porção limitada do universo em interacção com outros componentes desse universo. É um planeta activo, com permanente dinamismo devido à sua actividade geológica, mas mantendo um equilíbrio com a porção do universo que o rodeia.
Qualquer porção do universo, com diferentes componentes em interacção, de um modo organizado pode ser considerado um sistema. Um sistema é uma é um conjunto de elementos que se relacionam entre si, que estão organizados em função de um objectivo e que estão delimitados por uma fronteira, a qual permite a troca matéria e/ou energia entre o interior e o exterior do mesmo.
Pode então haver três tipos de sistemas:
• Sistema isolado – não existe permuta de matéria nem de energia através das suas fronteiras. Na natureza não existem sistemas completamente isolados.
• Sistema fechado – ocorre intercâmbio energético através dos seus limites, mas não há permuta de matéria.
• Sistema aberto – ocorre intercâmbio de energia e de matéria através das respectivas fronteiras.
A pergunta que se impõe é: Será a Terra um Sistema? E se o é, será que tipo de sistema?
De facto á terra é um sistema, porque estabelece trocas energéticas com o universo. Recebe energia emanada do sol, que é utilizada em vários processos biológicos e geológicos, e transfere energia para o espaço sob a forma de energia térmica. O intercâmbio de matéria da Terra com o exterior é, na actualidade, diminuto e insignificante, quando comparado com as dimensões do nosso planeta. Podemos concluir então que a terra é um sistema quase fechado.
Isto, trás algumas implicações para a terra