Geologia UNIT
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: GEOLOGIA GERAL
DOCENTE: JOSÉ WALTER DE ARAGÃO MENESES
Data da Avaliação
24.11.2014
TURMA E01
MAPA DE NOTAS
Data da Entrega
24.11.2014
PC
ME
NOTA FINAL
ME II AVALIAÇÃO
ESTUDANTE:
MEDIDA DE EFICIÊNCIA II UNIDADE:
1. O intemperismo é o principal processo de degradação das rochas. Assinale a alternativa correta acerca dos processos de intemperismo das rochas.
I) O intemperismo das rochas ocorre associado apenas a fatores exógenos (externos) da crosta terrestre.
II) Em regiões tropicais, processos de intemperismo físico são mais importantes do que o intemperismo químico na degradação das rochas.
III) Reações químicas do intemperismo são controladas essencialmente pela variação da temperatura na superfície da crosta.
V) A água é a principal reagente em processos de intemperismo químico por oxidação.
2. Com relação aos agentes externos que atuam sobre o relevo da superfície terrestre, é correto afirmar que:
01) O intemperismo físico corresponde ao processo pelo qual as rochas sofrem alterações de tamanho e forma, sem alterarem sua estrutura química e é mais intenso nas regiões de clima quente e úmido do que nas regiões de clima quente e seco.
02) O intemperismo químico corresponde ao processo pelo qual as rochas sofrem alterações da sua forma, com alteração sua estrutura química e é mais intenso nas regiões de clima quente e seco do que nas regiões de clima quente e úmido.
3. Pergunta: O solo pode ser formado pela decomposição e/ou desagregação de rochas a partir do intemperismo. Então, podem-se afirmar: Justifique.
I Nas regiões de clima semi-árido, onde as chuvas são escassas, predomina o intemperismo físico na formação dos solos; nesse caso, os solos são rasos.
II Os solos pedregosos se formam devido à intensa decomposição das rochas, gerada pelos altos índices pluviométricos.
III. Nas regiões de climas tropicais, as chuvas exercem papel decisivo