Geologia TETE
ANTECEDENTES DO PROJECTO
Como parte da política geológica e mineira do Governo de Moçambique, o
Ministério dos
Recursos Minerais (MIREM), através da Direcção Nacional de Geologia (DNG), encorajam a expansão das infra-estruturas geocientíficas nacionais, em apoio à promoção de investimentos mineiros e ao desenvolvimento social e económico sustentável do país. Desde o tempo colonial que se efectuam trabalhos sistemáticos de cartografia geológica em Moçambique e, após a Independência (Junho de
1975), foram levados a cabo inúmeros levantamentos geofísicos, geoquímicos e geológicos. Os arquivos da DNG contêm uma quantidade apreciável de rica informação geocientífica. Todavia, a maior parte desta informação encontra-se ultrapassada no que se refere à tecnologia actualmente utilizada e aos conceitos geológicos baseados em técnicas modernas de apoio à pesquisa mineral. Assim, tornava-se de extrema importância efectuar-se a conclusão e modernização das infraestruturas geocientíficas nacionais. Com vista a se atingirem tais objectivos, o
Governo de Moçambique implementou o Projecto de Apoio Institucional ao Sector
Geológico-Mineiro (Mineral Resource Management Capacity Building Project MRMP), como parte de um grande programa internacional.
O objectivo principal do programa de cartografia do MRMP foi o de rever a cartografia geológica anteriormente realizada em certas áreas do país, bem como melhorar a qualidade das cartas geológicas noutras áreas, a fim de fornecer uma cobertura consistente em termos de qualidade para todo o território moçambicano.
A cartografia geológica baseou-se em princípios lito-estratigráficos modernos e, como tal, o outro objectivo deste programa foi também o de se resolverem problemas estratigráficos e estruturais e o de se fornecerem bons controlos geocronológicos onde necessários.
METODOLOGIA
A metodologia de implementação do projecto incluiu a execução de um grupo de tarefas relevantes para a