Geologia - Principais Minerais
Sabe-se que os feldspatos são os minerais mais abundante da crosta terrestre. Isso se deve a um evento catastrófico onde um bólido do tamanho de Marte se chocou com a Terra, fundindo-a parcialmente e possibilitando que minerais mais leves, como os feldspatos, viessem a superfície e que minerais mais pesados se concentrassem mais ao centro do globo. Dentre os feldspatos estão:
Ortoclasios
O nome ortoclase vem do grego e significa “fratura reta”, já que seus dois planos de clivagem são perpendiculares. Ortoclasio ou ortoclase é um mineral do grupo dos tectossilicatos importante na formação de rochas ígneas. Eh composto por 16,92% de K2O, 18,32% de Al2O3 e 64,76% de SiO2. Faz parte do grupo dos feldspatos alcalinos ou feldspatos potássio, em que também se incluem a sanidina, ortoclásio, microclínio e adularia, e é comum nos granitos e em outras rochas ígneas felsicas, ocorrendo frequentemente na forma de macro cristais ou massas em veios pegmatíticos.
Ortoclasio
Os ortoclasios tem todas as propriedades físicas iguais as microlinas, que também são feldspatos potássios, podendo distingui-los somente por meio de microscópio de luz ou por difração de raios x.
Microclinio (direita) e Ortoclasio (esquerda) de cores diferentes
Suas principais utilizações são na fabricação de porcelanas e como constituinte de pós abrasivos
Plagioclásios
A palavra plagioclásio deriva do grego plagios (oblíquo) + klasis (fratura), porque ao contrário de outros feldspatos, tem ângulo entre as clivagens diferentes de 90º. Os feldspatos plagioclásios formam uma série completa de solução sólida entre o extremo sódico Albita, NaAl3SiO8 até o extremo cálcico Anortita, CaAl2Si2O8. O cálcio substitui o sódio em todas as proporções.
Plagioclásio
A série é dividida em seis espécies de acordo com as quantidades relativas de albita e de anortita, e utiliza-se aqui o percentual de anortita para indicar: Albita (0-10%), Oligoclásio (10-30%), Andesina (30-50%),