Geologia Minerais Completo
O que são minerais e rochas minerais? São elementos ou compostos químicos com composição definida dentro de certos límites, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos goélogicos inorgânicos, na terra ou em corpos extraterrestres. A composição química e as propriedades cristalográficas bem definidas do mineral fazem com que ele seja único dentro do reino mineral e, assim recebe o nome característico.
QUARTZO (SI02); dióxido de silica cristalizada macroscopicamente ocorre me rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
Característica: possui grande estabilidade química, não se decompondo em contato com os agentes de intemperismo na natureza. O quartzo sofre somente a ação física em decorrência do transporte pela água, ar ou gravidade, que produz artrito entre as partículas, vindo a fragmentar até se tornar areia fina ou silter. Ele possui dureza alta (7), brilho leitoso e peso específico 26,5 kn/m3.
Utilização: Na indústria da construção civil, o quartzo é muito utilizado na fração granulométrica de pedregulhos e areias para concreto e argamassas.
FELDSPATOS: Etimologicamente a palavra feldspatos vem do alemão feld (campo) e spart (pedra). Os feldspatos ocorrem principalmente em rochas magmáticas e metamórficas. Pertencem a um dos grupos de minerais mais importantes na composição das rochas que ocorrem na crosta terrestre. É considerado um mineral básico na identificação e classificação das rochas magmáticas em laboratório ou no campo. Os feldspatos são um dos principais constituíntes dos granitos e gnaisses. Em contato com os agentes do intemperismo sofrem alteração e meteorização, transformando-se em argilo minerais. Eles geralmente possuem dureza alta (6) e brilho vitreo, refletindo a luz como pequenos espelhos.
Utilização: Na indústria da construção civil são usados na produção de vidros, cerâmicas, esmaltes, revestimentos dos