Trabalho
Departamento de Engenharia de Minas
Geologia de Engenharia I
Mineralogia - Estudo dos Minerais
Prof. Rodrigo Peroni
Abril 2003
Geologia de Engenharia I – ÁREA1
1. M INERALOGIA - ESTUDO DOS M INERAIS
Mineral: é uma substância sólida de ocorrência natural na forma elementar ou de composição química inorgânica definida e estrutura atômica característica.
A mineralogia é o ramo da ciência geológica que estuda os diversos tipos minerais e suas propriedades, as quais são det erminadas por características físicas (dureza, clivagem, traço, etc), óticas (brilho, cor) e químicas (composição).
Os minerais se formam por cristalização, a partir dos líquidos magmáticos ou soluções termais, pela recristalização em estado sólido ou ainda como produto de reações químicas entre sólidos e líquidos. A composição química e as propriedades cristalográficas bem definidas do mineral fazem com que ele seja único dentro do reino mineral, recebendo um nome característico. Cada tipo de mineral constitui uma espécie mineral.
2. M INERALOGIA - CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Minerais constituem fases sólidas e são formados por átomos localizados sistematicamente e organizados tridimensionalmente.
Características importantes: Composição Química e Estrutura Cristalina.
Estrutura cristalina: é o arranjo atômico de um mineral.
Substâncias cristalinas: todas as substâncias químicas que possuem estrutura atômica ordenada e regular.
Substância amorfa: substância que não possui estrutura atômica ordenada e regular também chamado de mineralóide (ex. vidro vulcânico, âmbar, carvão, opala…).
Alguns poucos minerais têm uma composição química muito simples dada por átomos de um mesmo elemento químico (carbono – diamante e grafite,enxofre-enxofre, ouro-ouro,cobre-cobre) também chamados de elementos nativos. Porém em sua grande maioria os minerais são formados por compostos químicos que resultam da associação de diferentes elementos