Geologia Metamórfica
Asit Choudhuri
Departamento de Geologia e Recursos Naturais
Instituto de Geociências-UNICAMP
Campinas,SP
1. O Processo Metamórfico
2. Minerais formadores de rochas metamórficas
3. Rochas metamórficas e tipos de metamorfismo.
4.Texturas das rochas metamórficas.
5.Conceito de facies metamórfica e grau metamórfico
6. Facies Zeolito
7.Rochas de Facies Xisto Verde
8. Rochas de Facies Anfibolito
9. Facies Granulito
10. Facies Xisto Azul e Eclogito
11. Bibliografia
1. O Processo Metamórfico
Metamorfismo é o processo de mudança que ocorre nas rochas e minerais submetidos a condições de pressão, temperatura e deformação diferentes das que prevaleciam durante a sua formação. As mudanças de pressão e temperatura causam reações químicas entre os minerais enquanto a deformação é essencialmente mecânica causando distorção nas estruturas pré-existentes nas rochas ou, junto com as reações químicas, formando novas estruturas características de metamorfismo.
Mudanças estruturais devido a deformação podem ser de grande escala
(macroscópico, em escala de afloramento, ou das cadeias de montanhas), ou em escala bem menor (microscópica), refletindo frequentemente estruturas maiores do afloramento. Esses aspectos são tratados, em geral, na disciplina Geologia Estrutural.
Na Petrografia, tratamos as estruturas das rochas metamórficas em relação às reações químicas e às transformações minerais.
Os fluidos (em grande parte aquosos) desempenham um papel importante nos processos de mudanças visto que eles são um constituinte frequente de muitas rochas submetidas a tranformação metamórfica. Estes fluidos podem ter sido fornecidos a partir de uma fonte externa.
2. Minerais Formadores das Rochas Metamórficas
A identificção de minerais metamórficos pode ser feita no afloramento, na amostra de mão ou no microscópio petrográfico (entre outros métodos mais sofisticados).
As principais características microscópicas de minerais são