Geolocalização
Ao contrário do que se possa imaginar, não teremos num futuro próximo um chip acoplado às camadas subcutâneas da nossa pele. Porém, a partir de um computador que esteja conectado à internet, já é possível dizer o local de onde tecla o usuário.Isso porque já existem aplicativos que permitem mostrar onde você está, se assim você permitir.
Isso funciona com a identificação de um IP, capaz de informar o país, a cidade e o horário atual de onde o internauta está, ou a partir dos dados de um endereço MAC, RFID (identificação de radiofrequência), conexão sem-fio e coordenadas de um GPS.
Vários smartphones utilizam o GPS integrado para enviar as informações de localização. Alguns, como o iPhone, pedem a permissão do usuário antes. Nesses aparelhos, o site Twitter conta com uma função que se chama "Nearby" (por perto). Ao utilizá-la, é possível ver todas as pessoas que estão "tuitando" próximas a você, além de receber publicidade de acordo com a localização ou encontrar o que precisa (mecânico, banco, restaurante, assistência técnica ou qualquer outra coisa) ao seu redor. Atualmente, o mais famoso aplicativo especializado em geolocalização é o Foursquare, já disponível no Brasil, apesar de pouco utilizado, por ter escasso conteúdo em território nacional. Além dele, o site apontador também começa a utilizar essa ferramenta que promete se tornar indispensável aos internautas e urbenautas dos tempos da pós contemporaneidade da era digital, a chamada sociedade do