Geolocalização
Como sabemos, a palavra geolocalização determina o local, lugar ou ponto geográfico de um determinado objeto ou mesmo da pessoa física. Este tema não é recente, mas sua tecnologia o é, pois há algum tempo atrás, os navegadores se orientavam através de instrumentos, estrelas ou mesmo das marés para determinar o lugar onde se encontravam. Atualmente com a revolução tecnológica, podemos saber em tempo real qual a nossa localização ou mesmo a localização de algum lugar ou mesmo de outra pessoal neste mundo globalizado.
Existem correntes opostas na discussão se a WEB aproxima ou afasta as pessoas, mas o que podemos concluir é que dentro do contexto da geolocalização, a pessoa está em um lugar específico, bem como em todos os lugares possíveis ao mesmo tempo. Podemos citar a explosão da utilização das chamadas redes sociais.
Hoje podemos nos locomover com precisão em lugares desconhecidos através de informações obtidas pela “telinha” ou mesma pela descrição sonoras em muitos casos.
Na atual busca pela conquista do mercado integral, empresas investem pesado, no que tange a geolocalização do seu pessoal, sua carga, seu veículo, etc., para que possam acompanhar “passo a passo” o trajeto percorrido, com o intuito de otimizar e ao mesmo tempo não haver prejuízo.
As grandes redes comerciais descobriram isso e com anúncios muitas vezes direcionados fazem com que no mínimo acessamos sua loja, que no real, se encontra do outro lado do planeta, tendo o conhecimento da nossa posição geográfica, estas empresas empregam estes subsídios para nos informar, por exemplo, como esta o clima em nossa cidade, quais os filmes em cartaz, etc, ou seja, o banner parece que foi elaborado especificamente para nós.
Um frase que escutei em uma conversa de amigos e que sintetiza a definição de geolocalização é: “Para podermos estar em qualquer lugar onde podemos imaginar, basta dois cliques do