GEOGRAFIIA
O termo "Nova Ordem Mundial" (NOM) é utilizado para se referir a um novo período no pensamento político e no equilíbrio mundial de poder, além de uma maior centralização deste poder. Apesar das diversas interpretações deste termo, ele é principalmente associado com o conceito de governança global.
Foi o presidente dos Estados Unidos, o Woodrow Wilson que pela primeira vez desenvolveu um programa de reforma progressiva nas relações internacionais e liderou a construção daquilo que se convencionou denominar de "uma Nova Ordem Mundial" através da Liga das Nações. Nos Estados Unidos a expressão foi usada literalmente pela primeira vez pelo presidente Franklin Delano Roosevelt em 1941, durante a II Guerra Mundial.
Assim que a segunda Guerra Mundial chegou ao fim, Estados Unidos e a União Soviética as duas grandes vitoriosas acirraram a disputa pela poder mundial, assim dando origem a importantes acontecimentos e fortes tensões até a metade do século XX. Lutando contra a Alemanha a União Soviética e os Estados unidos e demais potências europeias se aliaram e só ganharam pelo fato de ser somente um único inimigo. Mas ao final do conflito os dois países voltaram cada um para o seu lado.
A União Soviética uma das vitorias queria tirar vantagens da vitória pelo fato de ter tido a maior perda de vidas humanas entre todos os países envolvidos no conflito, estimula-se que foram 20 milhões de mortos entre civis e militares de um total de 60 milhões que perderam a vida durante toda a Segunda Guerra Mundial. Assim os soviéticos conquistaram vasta extensão territorial de países situados no leste da Europa determinando os seus governantes e implantando o sistema econômico socialista e transformando-os em países satélites. O exército soviético saqueou o território alemão, retirando maquinas e equipamentos industriais e agrícolas, transferindo-os para seu território com a ideia de recompor a infraestrutura que foi perdida. Mas após a rendição