geografico
MARCELO COITIM DOS SANTOS.
GEOGRAFIA.
Cod:1168844
Pólo: Presidente Prudente.
GEOGRAFIA AGRÁRIA
4 ̊ SEMESTRE
PARAGUAÇU PAULISTA
10/09/2013
MARCELO COITIM DOS SANTOS
Cenário Agrário do País, a partir da ação dos movimentos sociais, seus avanços e os retrocessos relacionados ao campo.
UNIVERSIDADE DE FRANCA.
Paraguaçu Paulista - 10/09/2013
2
Atualmente a expansão econômica do Brasil acontece por meio do agronegócio que representa mais de 22% de todo Produto interno Bruto (PIB) brasileiro. Regiões como Centro Oeste, tem uma participação efetiva nesse desenvolvimento, principalmente no que se refere à produção de grãos, como, soja e milho.
A politica agrícola brasileira incentiva a expansão do setor, por meio da concessão de crédito e benefícios fiscais, além de programas como o seguro rural. Os números de contratos firmados nesse programa, em 2011, chegaram a 57,8 mil.
Desenvolvendo assim outros setores como de empregos e comércio,
Mas mesmo assim a concentração de terras não sofreu grandes mudanças nas ultimas décadas, mostrando uma distribuição de terras desiguais no país.
Essa concentração de terras coloca em lados oposto os dois responsáveis pela produção agrícola brasileira. O agronegócio e a agricultura familiar um quer exportar e produzir divisas para o país, liderados por grandes empresários e proprietários de terras e o outro quer importar alimentos para o país, liderados pelos pequenos produtores rurais.
Apesar dos movimentos sociais agrários conseguirem vitórias como investimentos e financiamentos para modernização e compra de insumos, e a compra dessa produção e ainda assim é pouco. É preciso que a agricultura seja reorganizada para produzir, em primeiro lugar, alimentos sadios para o mercado interno e para toda a população brasileira. E