geografia e população capitulo 1 e 2
Segundo Marx: O pobre não é apenas aquele que não possui recursos, mas aquele que não possui a capacidade de obter meios de subsistência com seu trabalho.
Como se desenvolve o capital que determina a superpopulação, não diretamente o crescimento da população. Para Marx a miséria é a causa da superpopulação.
Os neomalthusianos se preocuparam com problemas relacionados a fatos econômicos históricos, como por exemplo a quantidade de população e as possibilidades de abastecimento das mesmas, para a manutenção de um dado território
Elementos de dinâmica populacional
Constituem esses elementos natalidade, mortalidade e migração, a dinâmica populacional pode ocorrer no que diz respeito a natalidade, ao se associar o aumento do nível de escolaridade com a diminuição do número de filhos.
Mortalidade:
A mortalidade e o índice de mortes em um ano em relação com a população dotal do mesmo. Multiplicasse o resultado por mim e se encontra a TM (taxa de mortalidade)
Natalidade e fecundidade:
O índice de natalidade corresponde ao número de nascimentos em um dado ano, multiplica-se por mil e divide-se pelo número total de habitantes
Migração
A discussão da migração tem um caráter estratégico no desvendamento da relação entre a dinâmica e o processo de acumulação de capital, para além da concepção de crescimento natural – a do excesso de nascimentos sobre mortes.
O êxodo da Europa durante a idade média foi um fenômeno de importância mundial, mas de 50 milhões de europeus foram para o estrangeiro, as condições de