Geografia e Mercados Turisticos
Turismo interno
Docente: Eunice Gonçalves
Trabalho realizado por:
João Grilo nº5504
João Macedo nº5749
João Parreira nº4829
Nuno Ramada nº4840
Índice
Conteúdo
Introdução
No âmbito da disciplina de Geografia dos Mercados Turísticos, foi-nos proposto um trabalho para o estudo sobre o Mercado Interno em Portugal por todas as regiões de Portugal. Tendo o grupo optado por realizar um estudo sobre Portugal, nomeadamente a NUT II. Posteriormente daremos enfoque ao turismo nas três regiões mais importantes para Mercado Interno.
A escolha deste tema deveu-se ao facto de o Mercado Interno hoje em dia estar a crescer imenso no panorama nacional, assim como pelo facto de englobar várias características (positivos e negativos) que a tornam Portugal único e por esta razão, ter trazido um interesse acrescido ao elementos do grupo. O Portugal enquanto destino turístico é desde há muito debatido internamente, mantendo-se um tema actual por apresentar factores que a possibilitam apresentar factores que condicionam uma maior representatividade da receita no turismo.
Tudo isto demonstrando com alguns gráficos que nos ajudam a perceber e analisar melhor estes valores.
A evolução do turismo em Portugal
O turismo em Portugal começou a ter maior preponderância a meio da década de 60, principalmente pelas dificuldades que a 2ª Guerra Mundial trouxe para o Turismo mundial e seguido logo pela guerra civil espanhola. Assim a hotelaria nacional e as suas infra-estruturas de apoio ao turismo eram de baixo nível de desenvolvimento, tendo o turismo começado a crescer com extrema relevância para lá de fronteiras nacionais deu-se com um grande número de refugiados que viajaram para território Nacional, nomeadamente para o Estoril.
Esta maior expressividade evidenciou-se quer na entrada de turistas, quer na capacidade hoteleira nacional, assim como na aviação que