Geografia Pol Tica
Carlos Alberto Daphne lima
Análise do Conflito no Mali sob a perspectiva de Michael E. Brown
Belo Horizonte
2014
Resumo O Conflito de Mali teve inicio devido ao descontentamento de alguns grupos contra o governo que buscou por modernizar o país, o que gerou descontentamento do grupo nômade tauregue que vivem no norte de mali e lutam pela independencia da região usando de terrrorismo.
1. Introdução Desde 2012 Mali, um país do continente africano que anteriormente era uma colonia francesa que somente adquiriu sua liberdade na década de 1960 e desde 2012 vem passando por um conflito interno marcado como a quarta rebelião do grupo nomade da região norte do país.
O Mali possui 12 milhões de habitantes, espalhados em uma aréa total de 1.240.192 km². É um dos países mais pobres do mundo com um IDH bastante baixo (0,359) com um indice de expectativa média de vida de 51 anos de idade segundo o IBGE.
A região sul do País é conhecida como “Mali Verde” devido a grande vegetação verde que se destaca em meio ao deserto graças ao rio Niger. Nesta área estão concentrados 90% da população do país. O norte do país fica em parte no Sahael, que é um terreno transitório entre a savanas do norte da África e o deserto.
Essa região árida e inóspita chamada de Azawad é povoada por uma minoria de árabes e tuaregues, povo de origem nômade.
Após o dominio Francês, quando finalmente o Mali alcançou sua independência em 1960, surgiu um grupo separatista que reivindicou a autonomia dessa região, os tuaregues. Entretanto a zona de ocupação reivindicada pelos tuaregues vão além das fronteiras do Mali, adentrando em territorio do Niger, Líbia e Argélia. Devido esta região estar às margens do alcance do Estado, se