Geografia humana
O texto retrata a análise das diferentes formas de refletir a relação investigação acadêmica e a ação prática profissional no campo da educação. Dessa forma, alguns autores pontuam para uma relação fragmentada, descontinua, onde as pesquisas não se aproximam dos reais problemas educacionais.
Descreve, a relação da pesquisa com a escola/educadores quando essa retrata como fator de investigação faltas individuais, no funcionamento da escola, nas práticas pedagógicas. Nesse sentido, há uma tendência dos profissionais “negarem” as conclusões da pesquisa. De acordo com o texto, os questionamentos são bem absorvidos pela escola quando os fatores são externos à mesma.
Notamos ainda, a influência da ideologia política no campo da educação quando compreendida a partir da estrutura mercadológica, onde as indagações seguem um imediatismo estrutural, nem sempre alcançadas pelas pesquisas acadêmicas. Considerando os diferentes olhares compreendo que a relação pesquisa e educação deve ser um campo de discussão e reflexão crítica, onde o diálogo seja constante e aberto, a fim de enriquecer ambos os campos. A exemplo temos os cursos de extensão.
No entanto, a aproximação do campo científico à prática profissional não alcançara o resultado esperado se as demais políticas públicas como um todo não favorecem a a prática do conhecimento.