Geografia física do estado de mato grosso do sul: alguns aspectos
OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo apresentar pequenas porém importantes questões relacionadas à Geografia do Estado de Mato Grosso do Sul, tais como alguns aspéctos físicos.
LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO
Figura 01: Localização do Estado de Mato Grosso do Sul
Fonte: Brasilescola.com
METODOLOGIA Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas laboratoriais em sites referentes à Geografia do Estado de Mato Grosso do Sul.
RESULTADOS O arcabouço geológico de Mato Grosso do Sul é formado por três unidades geotectônicas distintas: a plataforma amazônica, o cinturão metamórfico Paraguai-Araguaia, e a bacia sedimentar do Paraná. Seu relevo não possui grandes altitudes, com médias de 200 a 600 metros de altura em seu relevo, seu ponto mais alto é o Morro Grande (1.065,4m) em Corumbá
Figura 02: Relevo (Morro Grande)
Fonte: Info Escola
Sobre sua vegetação, é considerada uma área de transição por possuir vegetação de cerrado, floresta amazônica, campos, mata seca e mata Atlântica. A planície pantaneira, no período das cheias se transforma na maior área alagadiça do planeta, onde afloram vegetações de todo país constituindo assim a maior biodiversidade do Brasil.
Figura 03:Vegetação(Pantanal)
Fonte: Info Escola
Na maior parte de seu território predomina o