GEOGRAFIA FiSICA
NadiesKa Garvão de Lima
Prof. Mário Frankievicz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Geografia (GED 0158) – Prática Educativa Módulo III
06/11/13
RESUMO
O eixo principal deste paper fundamenta-se na importância do ensino de geografia física na vida das pessoas. Dentro da geografia física o assunto clima em Santa Catarina, realizando a partir de levantamentos e pesquisas bibliográficas. Perceber o que vem sendo feito ao longo do tempo e o que ainda está em falta na abordagem desse assunto no ambiente escolar. Levando em conta sua aplicabilidade no dia-a-dia desses alunos, sendo um clima típico da região onde moram.
Palavras-chave: Ensino; Alunos; Geografia física; Aplicabilidade.
1 INTRODUÇÃO
Um dos objetivos da ciência geográfica é estabelecer relações entre o homem, a sociedade e o meio ambiente, analisando as mudanças que ocorrem em ambos, procurando estabelecer relações de compreensão para explicar ao aluno favorecendo seu maior entendimento sobre o clima.
Este paper tem como objetivo apresentar em caráter de Pesquisa exploratória de que forma é abordado no âmbito educacional, o conteúdo de clima em Santa Catarina, perceber o que vem sendo feito e o que ainda está em falta na abordagem desse assunto. Levando em conta sua aplicabilidade no dia a dia desses alunos sendo um clima típico de Santa Catarina. Analisar em que medida esse assunto é efetivamente adquirido por esses alunos.
Ter um conhecimento prévio de técnicas utilizadas, habilidades e associações que devem ser tomados e retomados antes de introduzir novos conhecimentos aos alunos.
2 INTERFERÊNCIA HOMEM, CLIMA E PAISAGEM
Os diversos elementos presentes na natureza, em seu ambiente natural ou não, estão em constante interação e transformação, agindo uns sobre os outros, independente da ação humana.
Conforme Moreira (2007), pode-se falar de um tempo natural, que é determinado pela rotação da terra e pelas estações do ano.
Existem vários